Thursday, November 1, 2012

Beleza Clássica


O que eu gosto mais sobre as cozinhas clássicas? Primeiro, não sou a favor de modismos, prefiro coisas duráveis e atemporais.

Em segundo lugar, elas são muito flexíveis: permitem que cada proprietário complemente o ambiente com a sua própria personalidade, ajustando o resultado final com simples escolhas de acessórios. 

Para falar deste estilo hoje eu uso como exemplo esta cozinha da Pickell Architecture.


As linhas são simples e com certeza o projeto vai continuar atual por muitos e muitos anos, vencendo  uma série de tendências passageiras. Na minha opinião isto é uma ótima vantagem, considerando-se que o investimento para mobiliar uma cozinha é bem alto - talvez um dos mais altos da casa. 

Eu sei que esta cozinha é bem grande e que todo este espaço não faz parte da nossa realidade, mas a intenção não é esta. Vamos falar de algumas características deste estilo de modo que seja possível conseguir a mesma atmosfera em espaços menores.

A ilha central realmente é para poucos, mas podemos imaginar os mesmos conceitos em uma bancada aberta para a sala (isto, sim, bem comum nos apartamentos de hoje). 


Apesar de achar o mármore muito bonito (na maioria das vezes vemos o Carrara ou Calaccata), a manutenção que ele exige é muito grande - em especial em cozinhas.

O granito é uma pedra muito mais resistente e indicada para este tipo de ambiente, mas é possível conviver com o mármore se você tiver paciência e disposição para conviver com ele: precisa ser selado em média duas vezes por ano, já que devido à sua porosidade ele absorve substâncias com facilidade, o que ocasiona manchas.

Esta cozinha é toda branca, mas isto não é obrigatório. O essencial é que as cores sejam neutras, mas existe uma boa variedade para escolher.


As portas possuem o centro rebaixado. As bordas podem ser retas ou com uma moldura suave. Os detalhes, apesar de sempre presentes, não são nunca excessivos. Você não vai encontrar uma cozinha clássica com portas lisas, que é uma característica do estilo moderno.

O revestimento cerâmico é outro ponto importante. Até pouco tempo atrás nós não tínhamos o chamado "subway tile", que nada mais é que uma pastilha cerâmica em formato retangular, parecida com o "tijolinho à vista". Mas atualmente estou fazendo um projeto assim e encontrei exatamente o que eu queria em algumas lojas de Curitiba.

As cozinhas clássicas estão entre as minhas preferidas por uma série de motivos. Elas têm o charme dos velhos tempos, mas são totalmente práticas e compatíveis com os equipamentos da vida moderna. Elas não têm limites: troque banquetas, puxadores, luminárias e pequenos acessórios e você pode ganhar uma cozinha completamente diferente, com atmosfera romântica, industrial ou moderna. Tem como não gostar delas?


Imagens: Houzz
....................

Pensando em Mudar

Estou pensando seriamente em  mudar o layout do blog. Nada muito drástico, mas alguma coisa que permita imagens maiores. Alguém já fez isto? É muito trabalhoso? Tenho receio de começar a mudança e estrgar tudo o que está feito. Sugestões?

....................

A Loja

Eu sei que muitas pessoas me mandaram emails perguntando sobre o retorno da loja e eu imaginava que dois meses seriam suficientes. Não foram.

Estou cheia de projetos para fazer e isso tem atrasado meus planos. Não posso dizer que é ruim, de jeito nenhum. Não vou falar que "infelizmente" tenho trabalhado muito. Problema mesmo é não ter trabalho. Mas vou levar um pouco mais de tempo para colocar as coisas em ordem.

Como sempre, qualquer novidade vai ser postada aqui. E tem muitas coisas novas chegando, prometo que vai valer a pena esperar! 

4 comments:

  1. Realmente é uma cozinha linda. Adoro os pisos de madeira, mas será que funciona, não sei não.

    Mudar e sempre bom (eu que o diga rs), suas fotos são sempre tão lindas, merecem mesmo maior destaque.
    Mudar o lay é bem fácil, não esqueça de fazer um backup do blog antes, assim fica mais tranquila.
    Enquanto vc estiver mexendo deixa ele desabilitado pata visualização do publico, aí vc vai mexendo e visualizando.

    Ótimo feriado e fds.

    Bj

    ReplyDelete
  2. Eli,

    Obrigada pelas dicas, com certeza vou usá-las! Tenho achado as fotos muito pequenas no blog, queria mexer nisso. Não sei se mudo o banner também.

    Sobre o piso, a realidade americana é outra... acho que usamos nossas cozinhas de um jeito muito diferente. Mas hoje existem muitos produtos que imitam madeira e com certeza eu apostaria em um porcelanato para dar o efeito. Já viu aqueles em faixa, que parecem mesmo uma tábua de madeira? São lindos!

    E a sua obra, como está? Eu, com 4 anos nesta casa, estou finalmente satisfeita com o que temos, mas fizemos como vocês, adicionando áreas e fazendo mudanças aos poucos. Trabalhoso, não?

    ReplyDelete
  3. O que sempre acho maravilhoso é a quantidade de luz. Em um espaço tão amplo como este fica mais fácil de encontrar lugares nas paredes para janelas e largas portas, né? E concordo com a ideia do piso, que vocês comentaram acima. Talvez um porcelanato pelo menos na área entre o fogão e a pia já resolvesse. Achei tudo lindo!

    ReplyDelete
  4. O que eu adoro nessas cozinhas é a possibilidade de ter um sofá. Aqui em casa todo mundo se reúne na cozinha, então um sofá seria perfeito! Em vez de ilha, tenho uma mesa enorme, para 10 pessoas. Não posso reclamar. Só construíram a pia no local errado, de modo que ela ficou muito pequena. Nada é perfeito.
    Quanto ao blog, eu mudei várias vezes e atualmente uso o modelo Awesome do blogger, mas adaptei tudo ao meu gosto: cores, larguras, é possível alterar tudo. Eu gosto de fotos grandes, sou exagerada, mas nem sempre as fotos de outros sites ficam boas qdo ampliadas.
    Bj.

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails